Abertura Espaço SESC – Mezanino

SÁB 3/03

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

O Festival

Missão: “Valorizar a Arte da Palhaçaria Dentro do Universo Feminino”

Esse Monte de Mulher Palhaça – Festival Internacional de Comicidade Feminina, é um evento do gênero (e de gênero), idealizado, realizado e produzido no(s) peito(s) e na raça, por quatro cariocas da gema – as atrizes-palhaças Geni Viegas, Karla Concá, Samantha Anciães e Vera Ribeiro, As Marias da Graça, que vem a ser o primeiro grupo de mulheres palhaças a se formar no país, todas dublês de mãe e provedoras do lar.

O festival nasceu a partir da inquietação e da necessidade de ampliarmos o reconhecimento da palhaçaria feminina no Brasil. E desde sua primeira, como agora na quarta edição cumpre um papel de indiscutível importância na formação, multiplicação e inserção de mulheres palhaças brasileiras em uma vertente das artes cênicas historicamente dominada por homens.

Tendo o acesso como um dos objetivos principais, um dos critérios para montarmos a programação, é não pedir e nem assistir materiais de espetáculos e cenas que nos são enviados. A programação é montada a partir da procura de cada palhaça e indicações. As brasileiras contam com um lugar de destaque na programação, igualamos as apresentações de nacionais e estrangeiras equalizando as mesmas em horários que possam favorecer a todas.

Convidamos curadoras de outros festivais de palhaçaria feminina para ampliar o mercado de trabalho das artistas e favorecer o intercâmbio. São elas, tradicionalmente, de Viena e Andorra e desde a última edição, também representantes dos festivais nacionais: Encontro de Palhaças de Brasília e PalhAçaria – Festival Internacional de Palhaças do Recife que se desdobraram a partir do Esse Monte de Mulher Palhaça.

E num momento de pioneirismo, de ineditismo inédito e de aleitamento materno, teremos, pela primeira vez homens em cena: – OHHH! Homens que trabalham com suas companheiras em cena: – AHHH! Durante a trajetória d’As Marias da Graça e do festival, incentivamos as palhaças que trabalham com seus maridos a conquistarem seus papéis de protagonistas dentro da companhia e muitas dessas palhaças conquistaram. Resolvemos então homenagear a família e a base que essa mulher ocupa nesse contexto.

O festival faz parte de um conjunto de ações inseridas na nossa missão que contribui para a transformação do mundo em que vivemos em um mundo melhor. Um mundo com equidade entre gêneros. “A equidade não corrige o que é justo na lei, mas completa o que a justiça não alcança”. Atravessamos uma época de mudanças e conquistas para as mulheres. Esse Monte de Mulher Palhaça – Festival Internacional de Comicidade Feminina, é autor de um desdobramento histórico do curso da Palhaçaria Feminina brasileira.

Queremos agradecer a todas e todos que estão conosco na IV edição do festival de comicidade feminina..

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário