O Festival

Home  /  Current Page

Chegamos a 5ª edição do Esse Monte de Mulher Palhaça – Festival Internacional de Comicidade Feminina, e esse ano celebraremos a feminilidade!!

Suas vontades, seus perfumes, suas voracidades, suas angústias, seus corpos desnudos, suas danças e seus desejos de indagar :
- Para que viemos ?
- Para quem estamos sendo palhaças?
- Ser palhaça pra que?

Esse Monte de Mulher Palhaça faz parte de um conjunto de ações do grupo As Marias da Graça que levam a transformação do mundo em que vivemos, em um mundo melhor, com equidade entre gêneros na arte da palhaçaria e sempre com foco na propagação das mulheres palhaças Brasileiras e internacionais.
O festival nasceu a partir da inquietação e da necessidade de ampliarmos o reconhecimento da palhaçaria feminina no Brasil e cumpre um papel de indiscutível importância na formação, multiplicação e inserção de mulheres palhaças brasileiras em uma vertente da arte circense e cênica historicamente dominada pelos homens.

Seguindo a mesma tradição de edições anteriores onde convidamos artistas plásticas mulheres para desenvolverem nossa logo, para esse ano, estamos muito felizes de termos como parceira de criação Danielle Kitty, que faz parte da Rede Nami, um importante coletivo de mulheres grafiteiras feministas que usam as artes urbanas para promover os direitos das mulheres.

Nessa 5º edição do festival, a América Latina é nossa grande homenageada. México, Uruguai, Colômbia, Argentina dividirão com as palhaças Brasileiras suas experiências e anseios dessa profissão.

E em nossa programação, além de espetáculos, teremos a palestra “Sem Photoshop”, que deseja discutir o papel da palhaçaria feminina, seguido da exposição que se intitula “Palhaças Peladas” que colocará em pauta o papel da mulher e seu corpo na sociedade.

Continuando nosso momento de aleitamento materno, que se iniciou na 4ª edição, teremos nossos homens e suas mulheres ou filhas na nossa programação do Circo e ainda com a participação especial de Russel Crowe.
E com uma proposta inovadora e corajosa dentro de um festival internacional, trazemos para esse ano um cabaré recheado de novas gerações de palhaças, a maioria dos números são de alunas ou palhaças iniciantes que se misturarão as mais experientes.

Esse Monte de Mulher Palhaça é um festival feminino, onde todas as mulheres são bem vindas independentemente do “nivel” dos seus trabalhos. Não asssistimos nenhum material que nos é enviado para seleção e nem mesmo questionamos a existência de tal material, apenas convidamos…

A questão aqui, é o estar e pertencer ao seu lugar de direito.

O nosso muito obrigada mais uma vez à você público que nos prestigia e desejamos um excelente divertimento.

Afinal somos palhaças também pra isso: para divertir e nos divertirmos!!!

As Marias da Graça (a Karla que escreveu, mas As Marias da Graça assinam)

Convidadas especiais (curadoras internacionais):
Gaby Pflügl (Clownin, Viena)
Nara Menezes e Enne Marx (PalhaçAria – Festival Internacional de Palhaças de Recife)
Manuela Castelo Branco (Encontro de Palhaças de Brasília)

Agradecimentos:
Maria da Gloria Viegas, Silma Abranches Theodoro, Carmen Anciães, Iara Viegas, Daniel Abranches Schiltine, Joaquim Anciães, Diogo Andrade, Bianca Fero, Regina Mascarenhas, Wladimir Duarte, Marcos Teixeira, Fernanda Schnnor, Jaqueline Besson, Luisa e Wernner, Fernanda Paixão, Nádja Naira e Leda Regina Paixão, EAT – Escola das Artes Técnicas Luís Carlos Ripper , Ana Viana, Rede Nami, As palhaças peladas (elas sabem quem são), Sydney de Jesus e os 12 apóstolos, Bia Radunski, Cely Bianchi, Paulo Mattos , Leysa Vidal e Equipe do Espaço Sesc, Sidney Cruz, Tahiba Melina e equipe da Escola SESC e a todas as artistas e profissionais envolvidos no festival.

Desagradecimento:

Aos obsessores e a todas as pessoas que atrapalham o nosso caminho…

Leave a Reply