Sábado, 16 de dezembro
9h
Palhaças ao mar
Foto: Mariana Rocha
O Dia da Praia é uma vivência dentro da proposta do Festival: quando as palhaças se encontram e celebram em terras cariocas com água salgada e sol. Riso e Ritual! Separa seu nariz, o traje de banho de sua palhaça, suas bagagens e inquietações, e junte-se a nós!
14h
Bate papo entre as palhaças do Festival
Profissão: Palhaça
Para dialogar sobre empreendedorismo, mercado de
trabalho e políticas públicas.
As mulheres palhaças avançam no mercado de trabalho trazendo propostas de dramaturgias com abordagem social, com abrangência de temas e uma visão mais humana. E as ideias são inúmeras! Esse bate papo vem justamente para trocarmos soluções de oportunidades, de como nossa disponibilidade em abordar temas sociais relevantes podem nos inserir com sustentabilidade no mercado de trabalho, com retorno financeiro e nos trazer subsistência financeira adequada.
17:30h
umana
(Castelo de Vide/Portugal)
Duração:50 min.
Classificação: Livre
Umana é uma viagem sobre a passagem do tempo, a solidão e as recordações. Um drama cômico sobre o envelhecimento e a vontade de eterna juventude, feminino, íntimo, cómico e festivo. Imagina que recebes o convite para a festa de aniversário da rainha dona Maria! E, sem dares conta, os dias passam como um filme mudo e a mais incrível festa do ano, no castelo, vai ser preparada mesmo diante dos teus olhos! A rainha faz anos, que é, como quem diz, a palhaça-mulher será coroada. Mas ela não quer cumprir anos! E recorda toda a vida passada até ali.
Para a palhaça, todos os dias são iguais!… menos o dia do seu aniversário!
Quiséramos que o tempo andasse para trás e a eterna juventude vivesse sempre em nós. Ora aia, ora rainha, partilhando interiores, acompanhamos a cronologia de uma mulher de 80 anos que simplesmente não quer envelhecer. Uma ode à vida vivida com humor.
Interpretação: Maria Simões / Direção (guiado por): Angie Amaya / Música: Teresa Gentil / Cenografia e adereços: Marta Fernandes da Silva / Figurino: Sandra Botelho / Desenho de luz: Rocío Matosas e André Raposo / Foto: Veronica Pintiado
19h
Vírgula ILtda
(São Paulo/SP)
Duração: 60 min.
Classificação: Livre
Vírgula é uma trabalhadora como qualquer outra: cansada e movida a café. Fechada no escritório, atrás da mesa cheia de papéis e dentro de um uniforme pouco confortável, a palhaça revela seu universo ao transitar entre sua imaginação e a concentração no trabalho. Será que ela dá conta de toda a papelada até o final do dia?
Direção geral, dramaturgia e atuação: Jéssica Alves / Direção artística e dramaturgia: Marcos Nascimento / Direção artística e dramaturgia: Lua Nucci / Trilha sonora: Marcelo Bueno e Fernando de Marília / Design de luz: Gabriel Pangonis / Participação especial: Ester Monteiro / Foto: Matheus Polimeno